Daily Archives: novembro 14th, 2008

MENTOR MUNIZ NETO [diretor de criação e sócio da Bullet]

É rápido, mas não vai doer Texto de Mentor Muniz Neto, diretor de criação e sócio da Bullet, sobre a crise mundial.   “Vou fazer um slideshow para você. Está preparado? É comum, você já viu essas imagens antes. Quem sabe até já se acostumou com elas. Começa com aquelas crianças famintas da África. Aquelas […]

TONICATO MIRANDA: No Escuro Ensaio Partidas

no escuro ensaio partidas Tonicato Miranda   estou te perdendo de mim pés na estrada, cascalhos nenhuma casca de laranja não há colher de sopa, canja fome não sei do quê ou qual jantei o mundo em goles de ar arrotei os vampiros dos gases dos automóveis e das gripes troquei o dia pela madrugada […]

FILOSOFIA: Jairo Pereira

De Como a Protonathural Aconteceu na minha Vida Jairo Pereira* A protonathural philosophia estética me aconteceu numa noite de ventos intrafluxors uma noite assim como te digo riscava fósforos riscava por riscar fósforos e haviam aglomerações minerais vegéticas ciscos presos na teia antiga da aranha absoluta mariposas revistentes sob a luz do lampião aconteceu porque devia […]

CONTO: Almoçando a melhor amiga

Almoçando a melhor amiga Por Rutilla Mountfort Atendi ao telefone com os olhos fechados, e do outro lado estava ela, minha melhor amiga, nos conhecemos há muito, somos ouvidos um ao outro. Acordou-me para que mais uma vez juntássemos panelas, como estava faminto naquele domingo estranho que não fazia frio e tampouco calor, topei e […]

ARTIGO-RESENHA: O regresso de Dario Vellozo

O regresso de Dario Vellozo   © Jamil Salloum Jr.*       Um projeto cinematográfico inédito na América Latina, e um dos poucos sobre o tema no mundo, estreou na cinemateca de Curitiba no dia 30 de outubro. Trata-se do documentário “Cinerário”, inspirado na obra de Dario Vellozo e no Movimento Simbolista. Dário, poeta, […]

NOTÍCIA: [Câmara regulamenta registro de obra musical na Biblioteca Nacional]

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (12), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1203/07, dos deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Chico D’Angelo (PT-RJ), que regulamenta o depósito legal de obras musicais na Biblioteca Nacional, na forma de partituras, áudio ou vídeo. O objetivo da proposta é assegurar […]

NOVOS POETAS: [Hesaú Rômulo – São Luis]

Lágrimas de Plutão © Hesaú Rômulo São Luis – MA Estamos sozinhos, perdidos Renegados, indignos, minúsculos De todo o regime econômico Ou social. Amargos, Plutão e eu   Estamos vagando, andando Na solidão do universo E todos os outros universos Que ainda virão. Plutão e eu   Estamos à beira de algo Do lago, me […]

NOVOS POETAS: [Cláudia Banegas – Rio de Janeiro]

Vazio © Cláudia Banegas Rio de Janeiro Como pássaro que se assusta,  foge de mim a inspiraçao.  Me aproximo, tento um afago,  mas em vao…  Ficou apenas um vazio.  Nao o preencho com nada,  nao me forço a compor.  Apenas, existo.  A palavra aguardo ainda,  em sua aparencia, seja ela qual for,  formando contos, prosas […]

NOVOS POETAS: [Marianne Franca – Brasil]

Exílio © Marianne Franca Brasil Percorro devagar  as ruas da cidade  Inútil buscar seus passos  ouvir sua voz  Estou vestida do seu silêncio  Já não posso lhe falar  dos pássaros e das flores  compartilhar Beethoven  e com você  repartir tesouros  segredos quase pueris.

NOVOS POETAS: [J. A. Medeiros da Luz – Ouro Preto]

O jogo da vida e o jogo de palavras © J. A. Medeiros da Luz Ouro Preto – MG   Aconselham-me que entregue já os dedos,  Vez que anéis, nem de cobre os tenho.  Dizem-no com modo zombeteiro  De quem tem por certo  Que aquilo que prezo já não vale  O que presumíamos valesse ontem.  […]

NOVOS POETAS: [Yuri – Belo Horizonte]

  Espectador do Mundo   © Yuri Belo Horizonte   Sinto que estou assistindo a uma corrida de cavalos  Correm todos bitolados em direção à linha de chegada  Que nunca chega  Se ousam diminuir o ritmo  Tomam logo uma chicotada  Se tento entrar no meio tenho que correr  Caso contrário sou pisoteado  Se não for […]