TEATRÓLOGOS: Aguinaldo Ribeiro da Cunha

Aguinaldo Ribeiro da Cunha

Aguinaldo Ribeiro da Cunha

(São Paulo27 de julho de 1949)

é um advogadopesquisador

crítico teatral brasileiro

Biografia

Aguinaldo Ribeiro da Cunha (Filho) é filho de Aguinaldo Ribeiro da Cunha e de Guiomar Cristofani Ribeiro da Cunha. Descendente deportugueses e italianos, seus avós paternos, Arlindo Ribeiro da Cunha (de família proveniente do concelho de Celorico de Basto, em Portugal) e Joanna Tardelli Ribeiro da Cunha (de Lucca, na Toscana), eram originários de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo; seus avós maternos, Benedicto Cristofani e Marieta Fierro Cristofani, imigrantes italianos, ele da provincia de Lucca e ela da provincia de Bari, eram radicados na capital paulista.

Fez os primeiros estudos no Externato Macedo Vieira e estudou no Colégio São Luís (1961/67), ambos em São Paulo. Cursou Direito entre1968 e 1972 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco) e História, entre 1972 e 1975, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Cursou a Pós-Graduação em Direito do Estado também na Faculdade de Direito da USP entre 1984 e 1985. Em 1990, na Itália, cursou Especialização em Administração Pública no Istituto Per La Ricostruzione Industriale (Il Gruppo IRI : Struttura e Funzioni).

Os primeiros passos na crítica teatral foram dados nos jornais “Aqui São Paulo” (1977) e “Jornal da República” (1979), assinando, respectivamente, como Aguinaldo Ribeiro e Aguinaldo Cristofani. Entre 1984 e 1987 foi colaborador das revistas “Around” e “A-Z”, escrevendo resenhas teatrais.

A partir de fevereiro de 1995, passou a atuar profissionalmente como crítico: durante nove anos, escreveu críticas semanais para o “Diário Popular”, de São Paulo (que, em 2001, sob nova direção, passou a denominar-se “Diário de S. Paulo”, sem ligação, portanto, com o jornal do mesmo nome pertencente aos Diários Associados e publicado na capital paulista até os anos 70). Desligou-se do Diário em novembro de2003.

Desde julho de 2006 escreve críticas e comentários teatrais para o Portal do Centro Novo, instituído para promover a revitalização do centro de São Paulo.

Integra a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) desde 1986, sendo Diretor Tesoureiro da entidade no biênio 2005/07.

É advogado (atua na Administração Pública Estadual Paulista desde 1975, na área de Direito Administrativo, especialização em patrimônio imobiliário público – com trabalhos publicados sobre o tema) e professor de Direito Administrativo (lecionou na FASP, de São Paulo, de 1978 a 1988).

Atuação na área cultural

  • “Quatro Décadas de Moderno Teatro Brasileiro” — seu primeiro trabalho sobre o teatro brasileiro, publicado no jornal “Última Hora”, de São Paulo, em 1974
  • Críticas teatrais – em 1977, no semanário “Aqui São Paulo”
  • Críticas Teatrais – em 1979, no “Jornal da República”, de São Paulo
  • Resenhas teatrais – entre 1984/87, nas revistas “Around” e “A-Z”, de São Paulo
  • Críticas teatrais — de fevereiro de 1995 a novembro de 2003, publicadas nos jornais “Diário Popular” e “Diário de S. Paulo”, ambos de São Paulo
  • Livro “Giramundo: O Percurso de Uma Atriz — Myriam Muniz”, co-autoria (Capítulo “Raízes”, sobre os origens familiares da atriz, sua prima e amiga), organização de Maria Thereza Vargas (1997)
  • Em elaboração, dois livros para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Governo de S. Paulo,sobre a atriz Elizabeth Henreid (que atuou no TBC na década de 1950) e sobre o diretor Márcio Aurélio (grande nome do teatro brasileiro contemporâneo)
  • Críticas e artigos culturais nos jornais “Democrata” e “Gazeta do Rio Pardo”, de São José do Rio Pardo (desde a década de 1990)
  • Críticas e artigos culturais no Portal do Centro Novo (desde julho de 2006)
  • Artigos históricos e genealógicos publicados na Revista da ASBRAP (Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia) (desde 2004)
  • Textos jurídicos e administrativos sobre o patrimônio imobiliário público nos Cadernos Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), desde a década de 1980

————————————————————————————-

Saiba mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aguinaldo_Ribeiro_da_Cunha

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: