TEATRÓLOGOS: Amélia Rodrigues

Amélia Rodrigues

Biografia

 

 

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (Santo Amaro da Purificação, 26 de maio de 1861 — Salvador, 22 de agosto de 1926) foi uma escritora, teatróloga e poetisa baiana.

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (Santo Amaro da Purificação, 26 de maio de 1861 — Salvador, 22 de agosto de 1926) foi uma escritora, teatróloga e poetisa baiana.

Nascida na Fazenda Campos, da freguesia de Oliveira dos Campinhos, então pertencente ao município baiano de Santo Amaro, estudou com o Cônego Alexandrino do Prado e, depois, com Antônio Araújo Gomes de Sá e Manuel Rodrigues de Almeida, completando sua formação no colégio de Cândida Álvares dos Santos.

 

Num tempo em que os professores eram “mestre-escolas”, ou seja, praticamente inexistiam os colégios, atuando cada mestre na formação elementar dos alunos, revela Amélia Rodrigues sua vocação para o magistério, revelando-se .

Leciona primeiro no Arraial da Lapa e, depois, por oito anos, em Santo Amaro, após o que é transferida para a capital em 1891, ensinando no Colégio Central de Santo Antônio, onde aumenta sua reputação e reconhecimento.

Tem seus escritos divulgados em publicações religiosas, escrevendo além de contos, poemas que alcançam notoriedade.

Experimenta, ainda, a dramaturgia, com peças teatrais de cunho religioso. Além de romances, escreve obras didáticas e infantis.

Dentre as principais obras de Amélia Rodrigues destacam-se:

  • Fausta (peça teatral)
  • A Natividade (peça teatral)
  • Religiosa Clarisse (poema)
  • Bem me queres (poema)

 

————————————————————————————-

Saiba mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amélia_Rodrigues

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: