TEATRÓLOGOS: Sílvia Fernandes

Sílvia Fernandes

 

Silvia Fernandes da Silva TelesiSão Paulo (1953). Teórica, critica teatral, e professora brasileira, atualmente leciona na Universidade de São Paulo USP, especialista no estudo da vanguarda teatral brasileira.

Sílvia Fernandes da Silva TelesiSão Paulo (1953). Teórica, crítica teatral, e professora brasileira, atualmente leciona na Universidade de São Paulo USP, especialista no estudo da vanguarda teatral brasileira.

Antecedentes

 

Formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1978, foi participante do Idart, atual Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo, entre os anos de 1978 a 1991, onde se destacou pelas suas pesquisas no teatro paulista.

Sua primeira publicação é Sobre o Trabalho do Ator, junto com Mauro Meiches, onde investiga a arte e a técnica de profissionais de várias gerações, em 1985. Foi professora de história do teatro na Universidade Estadual de Campinas, em 1998, muda-se para a ECA USP onde leciona dramaturgia e história do teatro.

Em 1995 publica, em parceria com Jacó Guinsburg e Antônio Mercado, Antonin Artaud – Linguagem e Vida. Em 1996, com seu trabalhoGerald Thomas – Memória & Invenção, fruto de seu doutoramento, eleva-se ao primeiro plano entre os teóricos e pesquisadores brasileiros. Colabora, igualmente, para a publicação de Gerald Thomas, Um Encenador de Si Mesmo, reunião de textos do polêmico diretor, pela Editora Perspectiva.

Realiza pesquisa de livre docência em 2007 sobre o trabalho da companhia de Teatro da Vertigem.

————————————————————————————-

Saiba mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sílvia_Fernandes

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: